Sejam Bem vindos....

Aproveita e comenta!!

"Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se."


Histórico

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Argentina Prosperidade e Crise.

Gaúchos no Pampa


Não é de hoje que a Argentina, nossa vizinha, atravessa dificuldades motivadas por situações financeiras internacionais desfavoráveis. Em 1890 atravessou um momento um tanto parecido com a crise atual, só que degenerou numa tentativa revolucionária com a eclosão da chamada Revolução do Parque, que, apesar do seu fracasso, abriu caminho para um sistema político e eleitoral mais democrático. Época em que a União Cívica Radical, que atualmente está no poder com o presidente Fernando de la Rua, era um recém-fundado movimento de classe média que ousou desafiar o poderoso Partido da Autonomia Argentina, agremiação da oligarquia nacional.



Um País Rico!


A Argentina na segunda metade do século 19 despontava como uma das maiores promessas de riqueza para os imigrantes brancos que vieram da Espanha, da Itália, da Irlanda e tantos outros lugares que para lá se dirigiam. Apesar de estar muito distante dos grandes centros migratórios da Europa - ao ponto de um verso de Borges dizer: como quien viene de tan lejos que no espera llegar (como quem vem de tão longe que não espera chegar, Luna de enfrente, 1925) - a Argentina, com suas terras planas, fertilíssimas, que se espalhavam pelo imenso pampa, oferecia-se tanto para a agricultura (trigo e milho) como para a criação de gado (em 1890 havia 23 milhões de cabeças vacum, 70 milhões de ovelhas e 4,5 milhões de eqüinos). Toda a área do chamado pampa chico, o pampa pequeno, na província de Buenos Aires, transformou-se numa dinâmica lavoura e pasto de lanares, atraindo bascos, irlandeses e italianos. A Patagônia, bem mais ao sul, depois que o general Roca expulsou os índios da região em 1878/9 (na assim dita Conquista do Deserto), integrando ao estado-nacional argentino milhares de quilômetros quadrados, teve a sua a terra foi vendida à grandes empreendimentos estancieiros, muitos deles ingleses.

No sul do país formaram-se então os latifúndios dedicados ao gado de corte e de tosa, voltado à exportação. Com a capitulação final do cacique Namuncurá em Neuquén, em 1883, desapareceu a Argentina crioula (povoada por indígenas e gaúchos) para dar lugar a Argentina moderna (ocupada por imigrantes vindos da Europa).

Nenhum comentário: