Sejam Bem vindos....

Aproveita e comenta!!

"Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se."


Histórico

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

SelO da Argentina!





REPÚBLICA ARGENTINA

Lema: "EN UNIÓN Y LIBERTAD"(Na União e Liberdade)
Provincia de Corrientes: "Patria, Libertad, Constitución"Entre Ríos: "Federación, Libertad, Fuerza"

Argentina — Argentine — Argentinien Capital: Buenos Aires.

Religião: Cristianismo 90,9% (maioria católica), outras 9,1% (1995). No país existe total liberdade religiosa, embora a religião oficial seja a Católica Apostólica Romana.

Símbolos: A flor nacional é a de "ceibo"; e a pedra nacional é a rodocrosita ou "piedra del inca".

Moeda (numismática): peso argentino (Argentina Peso).
Parece que a Argentina utilizou uma moeda chamada "austral" (Australe) - palavra com origem do latim "australis" que significa "do sul" ou "quem vem do sul"; "auster" - o sul selvagem...


Argentina Prosperidade e Crise.

Gaúchos no Pampa


Não é de hoje que a Argentina, nossa vizinha, atravessa dificuldades motivadas por situações financeiras internacionais desfavoráveis. Em 1890 atravessou um momento um tanto parecido com a crise atual, só que degenerou numa tentativa revolucionária com a eclosão da chamada Revolução do Parque, que, apesar do seu fracasso, abriu caminho para um sistema político e eleitoral mais democrático. Época em que a União Cívica Radical, que atualmente está no poder com o presidente Fernando de la Rua, era um recém-fundado movimento de classe média que ousou desafiar o poderoso Partido da Autonomia Argentina, agremiação da oligarquia nacional.



Um País Rico!


A Argentina na segunda metade do século 19 despontava como uma das maiores promessas de riqueza para os imigrantes brancos que vieram da Espanha, da Itália, da Irlanda e tantos outros lugares que para lá se dirigiam. Apesar de estar muito distante dos grandes centros migratórios da Europa - ao ponto de um verso de Borges dizer: como quien viene de tan lejos que no espera llegar (como quem vem de tão longe que não espera chegar, Luna de enfrente, 1925) - a Argentina, com suas terras planas, fertilíssimas, que se espalhavam pelo imenso pampa, oferecia-se tanto para a agricultura (trigo e milho) como para a criação de gado (em 1890 havia 23 milhões de cabeças vacum, 70 milhões de ovelhas e 4,5 milhões de eqüinos). Toda a área do chamado pampa chico, o pampa pequeno, na província de Buenos Aires, transformou-se numa dinâmica lavoura e pasto de lanares, atraindo bascos, irlandeses e italianos. A Patagônia, bem mais ao sul, depois que o general Roca expulsou os índios da região em 1878/9 (na assim dita Conquista do Deserto), integrando ao estado-nacional argentino milhares de quilômetros quadrados, teve a sua a terra foi vendida à grandes empreendimentos estancieiros, muitos deles ingleses.

No sul do país formaram-se então os latifúndios dedicados ao gado de corte e de tosa, voltado à exportação. Com a capitulação final do cacique Namuncurá em Neuquén, em 1883, desapareceu a Argentina crioula (povoada por indígenas e gaúchos) para dar lugar a Argentina moderna (ocupada por imigrantes vindos da Europa).

Clima e Paisagens.

A Argentina ocupa a porção mais austral do continente americano. Seu extenso desenvolvimento de norte a sul permite albergar uma grande variedade de climas e paisagens.
Afastada das rotas coloniais do ouro e a prata, nos atuais México e Peru, recebeu as primeiras afluências de consquitadores espanhóis dos territórios do Alto Perue do Atlântico pelo Rio de la Plata. No entanto, o que oferecia, comparado com aqueles territórios, era muito pouco. O que eles encontraram foram grandes extensões de terra fértil e planaltos com boa irrigação e clima temperado que demonstraram ser ideais para a cria de gado e a semeadura de grãos, sua verdadeira riqueza oculta.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Crise Na Argentina!

Entre as duas grandes guerras mundiais, a Argentina foi um país promissor, com a economia mais prospera da América Latina. Após a Segunda Guerra Mundial, o cenário começou a mudar e o país ficou preso entre uma série de crises políticas e econômicas.
Na década de 1980, a economia argentina sofreu uma hiperinflação. Em 1989, o presidente Carlos Menem fixou o peso ao dólar e em 1991, ele juntamente com Domingo Cavallo (Ministro das Finanças), introduziu o regime de “currency board”, um sistema monetário onde o peso (a moeda corrente argentina) seria rigidamente fixada ao dólar. A introdução desse regime monetário significava que o governo do país garantiria que 1 peso poderia a qualquer momento ser trocado por 1 dólar americano.
Inicialmente a economia reagiu bem. A equivalência ao dólar teve um impacto positivo sobre investidores e sobre as expectativas e comportamento da população. A inflação caiu drasticamente e a performance econômica melhorou. A economia argentina prosperou até 1995, quando o país entrou em uma recessão devido ao contágio (difusão de incerteza econômica de um país para outro) da crise econômica do México, também conhecida como efeito tequila.

Durante o processo de recuperação da economia argentina, o país enfrentou outra crise de contaminação em 1997, quando diversos países asiáticos – conhecidos como Tigres Asiáticos - sofreram perturbação econômica. Em 1998 foi a vez da crise da Rússia.


Enquanto esses países emergentes sofriam colapsos financeiros, a confiança de investidores em outros países emergentes (como o Brasil e a Argentina) diminuía. Investidores se tornaram menos dispostos a investir dinheiro nestes países. Para piorar a situação argentina, em janeiro de 1999, o Brasil desvalorizou o real. Desta vez a Argentina acabou sendo fortemente atingida.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007



ARGENTINA








O Estado Argentino é uma República Federal Presidencialista. É o país da América Latina com o maior PIB per capita (no critério de Paridade do poder de compra) (PPC)) e mais elevado IDH. É conhecida pelo governo do país como a Nación Argentina (do espanhol Nação Argentina), para muitas propostas legais.


Por sua extensão, a Argentina é o segundo maior país em tamanho da América do Sul depois do Brasil e o oitavo do mundo. Ocupa uma área de superfície continental de 2.766.889 Km²(1.078.000 km²) entre a Cordilheira dos Andes, a oeste e o Oceano Atlântico Sul a leste e sul.






* HISTÓRIA



A História da Argentina tem início com a chegada dos primeiros seres humanos à região, estimada em 11.000 anos a.C. A região noroeste de seu atual território formava parte do Império Inca e os pampas eram dominados por ameríndios nômades. A colonização espanhola deu-se ao longo dos séculos XVI e XVII.
O nome Argentina vem de argentum, prata em latim, vista a grande quantidade do metal encontrada nas mãos dos indígenas. A independência da
Espanha ocorreu em 1816 e deu origem a inúmeras disputas internas. A proclamação da primeira Constituição deu-se em 1853, ainda hoje vigente, com as modificações ocorridas em 1994. Ao longo da metade do século XIX e até metade da década de 40, a história do país foi marcada por conflitos internos entre conservadores militares e liberais civis, merecendo destaque o início do movimento peronista ao final da Segunda Guerra Mundial. Entre 1955 e 1983 alternaram-se no poder inúmeros presidentes civis e militares, com golpes frequentes e implantação de ditaduras violentas. Desde então, a democracia argentina vem acompanhada de grande desordem econômica, que atingiu seu extremo durante a presidência de Fernando de la Rúa com uma recessão sem precedentes no país.






* POLíTICA



O parlamento da Argentina (o Congreso Nacional) tem duas câmaras: o Senado com 72 lugares e a Câmara de Deputados (Cámara de Diputados) com 257 membros. Desde 2001, os senadores são eleitos por sufrágio universal nas províncias e na Capital Federal, cada qual com direito a 3 senadores, que cumprem mandatos de 6 anos. Um terço dos lugares do Senado vão a eleições de dois em dois anos. Os membros da Câmara de Deputados são eleitos para mandatos de 4 anos.




* ECONOMIA


A Argentina é a segunda maior economia da América do Sul e juntamente com o Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela faz parte do Mercosul.
Principais produtos de exportação.
Possuindo um dos solos mais férteis do mundo (Pampa), destaca-se na alta produtividade de grãos. Principalmente trigo,15 milhões de toneladas, a de milho, 19 milhões de toneladas e a de soja, 18 milhões de toneladas. Seguidos da produção de erva-mate, aveia, cevada, girassol, batata, algodão
Pecuária
A pecuária é de extrema importância para a economia argentina. A carne de vaca e a lã produzidas no país situam-se entre as melhores do mundo, cabendo menção às técnicas de refrigeração e processamento de carnes e seus subprodutos. A produção anual de carne é de aproximadamente 3 milhões de toneladas. O rebanho argentino conta com cerca de 49,5 milhões de bovinos e 13 milhões de ovinos. A produção anual de lã é estimada em 62 mil toneladas.
Pesca;


A produção anual pesqueira argentina é de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas, destacando-se a pesca de merluzas e lulas.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Argentina...



País emergente é a denominação dada aos países, outora de segundo e terceiro mundo, que se industrializaram e continuam se desenvolvendo. Em 2003 foi criado o G-20 que uniu os 20 maiores países emergentes do mundo, afim de fortalecer a economia dos mesmos e fazer frente ao G-8 (o grupo dos oito países mais desenvolvidos do mundo).

Com o objetivo de construir uma imagem atraente aos investidores, os países emergentes tentam se adquar aos padrões da economia global. Para isso sempre em vista aos critérios utilizados internacionalmente por quem pretende selecionar um país para receber investimentos.



Alguns Exemplos de Países Emergentes:


China
Índia
Rússia
Brasil
Argentina
México
Chile
Malásia
África do Sul
Polônia
Hungria
República Checa
Cingapura
Butão